terça-feira, 22 de setembro de 2009

Relatório do 5º encontro - TP4 - Oficina 8

No dia 22 de setembro de 2009, nos encontramos para dar continuidade aos estudos, iniciando o TP4.
Primeiramente assistimos um vídeo sobre letramento.

Em seguida lemos e discutimos sobre o processo da leitura, escrita e cultura presentes nas unidades 13 e 14 do TP4. Refletimos sobre o fato de a linguagem acontecer nas interações que fazemos diariamente, ou seja, a escrita e a leitura fazem parte do nosso cotidiano,e os textos carregam nossa cultura. Cultura, leitura e escrita estão interligadas. À escola, cabe ampliar, divulgar e ensinar técnicas para o aluno desenvolver seu conhecimento, sua criatividade, seu estilo. Ler o mundo desenvolve o conhecimento sobre os usos e funções da escrita. Refletimos também a leitura e escrita numa perspectiva do letramento que visa o ensino-aprendizagem através das questões culturais, as situações sociocomunicativas variadas e a necessidade de interação entre o conhecimento prévio (trazido de casa) e o conhecimento novo (aquele que será aprendido na escola ou em outro lugar).O letramento ocorre quanto mais experiência a pessoa tem com diferentes gêneros textuais escritos.
Para complementar fizemos as aulas 1 e 2 das páginas 47 à 53 do AAA4 e pudemos perceber uma das variações sócio-linguísticas existentes no Brasil.


No segundo momento Lacioni relatou a aplicação do "Avançando na prática" da página 50, avaliando a importância de utilizar a oralidade e a leitura numa sequência de ações para preparar os alunos para a escrita de um texto, pois é preciso planejar o que se vai escrever .
No terceiro momento partimos para a realização na oficina número 8 - unidade 16:

a) Examine a imagem anterior cujo desenho foi baseado em um anúncio de uma fundação
estadunidense que trabalha com crianças que vivem em bairros de periferia. O que acha
que a imagem significa?
b) Em grupo, redija um pequeno texto de propaganda, relacionado à interpretação que
fizeram da imagem. O texto será publicado como um anúncio em jornais e revistas e
deverá exercer função apelativa, de persuasão.
c) Pense nos seus alunos. Adapte essa tarefa para que eles façam em sala de aula: desde o planejamento até a apresentação aos colegas, passo a passo, considere a série e o(s) objetivo(s).
d) Crie uma segunda aula em que vão escolher uma profissão que acham legal e vão
escrever uma carta a um profissional explicando que querem saber sobre a profissão, porque querem saber, o que acham legal nessa profissão, e perguntando sobre o que faz
durante seu dia de trabalho, como precisa se preparar, etc.


Concluimos que a imagem do anúncio mostra a inclusão das pessoas, ou seja, a fundação estadunidense ( na qual o anúncio faz referência ) proporciona às crianças estudo para terem uma profissão no futuro.
Para a elaboração da atividade B, Lacioni e eu elaboraramos uma propaganda apelativa em um cartaz, na qual, estimula a refletir sobre o valor do desenvolvimento do potencial das pessoas. A propaganda consistiu em dois momentos,sendo que, em cada frase utilizada refletiu-se uma imagem relacionada a ela.



Oficina 8 - unidade 16 - TP4






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