quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Relatório do 6º encontro - TP4 - Oficina 8

No dia 30/09 Lacioni e eu continuamos o estudo do TP4. Iniciamos o encontro concluindo a oficina 8 que tinha por objetivo criar um plano de aula a partir da adaptação do anúncio da fundação estadunidense que trabalha com crianças da periferia.
O planejamento ficou assim:

1º apresentar aos alunos duas imagens contrárias: da fundação estadunidense na qual mostra pessoas com profissão (ou seja, bem sucedidas profissionalmente) e outra imagem com pessoas na rua, usando drogas, bandidos, pessoas com fome etc
2º lançar perguntas sobre:
a) o que as imagens representam? Quais os possíveis motivos (as causas ) dessa situação?;
b) perguntar a opinião deles sobre qual das imagens as pessoas provavelmente estudaram ou tiveram apoio, puderam desenvolver suas habilidades, tiveram assistência, educação, carinho etc...;
c) Qual a relação entre a situação vivida por essas pessoas e a educação?;
d) O que o estudo, a educação proporciona às pessoas? Lembrar que a educação não é apenas necessária para se ter uma profissão, pois há aquelas que não exigem tanto estudo, porém, ela é extremamente necessária para crescimento próprio, para poder se defender e encontrar os caminhos que dão respostas aos nossos questionamentos etc. Lembrar Paulo Freire no qual diz que não se estuda apenas na escola, mas se estuda quando se debate sobre um problema;
e) O que vocês querem ser "quando crescer"?;
Feitas as perguntas, solicitar que escrevam uma carta ao profissional correspondente a profissão que eles escolheram, perguntando-lhe sobre o trabalho que faz. Se gosta, se é bom, quais as dificuldades que há,( quais são os "ossos do ofício"), se precisou estudar muito, como é o seu dia-a-dia etc.
Depois de concluirmos a oficina, partimos para a socialização do "Avançando na prática". Como no encontro anterior Lacioni não havia conseguido aplicar nenhum avançando com os alunos, nesse encontro ele trouxe duas atividades, os "Avançando na prática" das páginas 50 e o da página 172. Para realizar o "Avançando na prática" da página 50, primeiramente o professor distribuiu e leu o texto "Festas juninas" de Sávia Dumont (pg.35 do Tp). Em seguida pediu para os alunos relatarem oralmente algumas festas ou eventos que eles conhecessem. Na aula seguinte solicitou a redação de um convite para um evento. Já para fazer a tarefa da página 172, o professor organizou a turma em círculo e apresentou a proposta da atividade. Começou falando de sua própria vida, de sua rotina. Em seguida deu a vez para quem quisesse contar algo de seu dia-a-dia para a turma. Na aula seguinte os alunos escreveram um texto sobre um dos casos que escolheram contar.
Ao desenvolver essa atividade, Lacioni percebeu o entusiasmo da turma na hora de "contar os causos", ou seja, a exposição oral das histórias de vida, pois quase todos queriam falar sobre si mesmos.

Concluímos a teoria do TP4 acompanhando a apresentação dos slides abaixo:

Check out this SlideShare Presentation:
Tp4
View more presentations from cleia.


Trabalhos dos alunos - "Avançando na prática" da página 50

















Resultado do "Avançando na prática" da página 194




Nenhum comentário:

Postar um comentário