terça-feira, 17 de novembro de 2009

Relatório do 10º encontro -TP6 - Oficina 12

Nossa última oficina do ano ocorreu dia 17 de novembro. Nesse dia concluímos o TP6, unidades 23 e 24 que trata sobre o processo de produção textual (revisão e edição) e sobre literatura para adolescentes.
Assistimos ao slide do TP6
Check out this SlideShare Presentation:
Tp6
View more presentations from cleia.


RESULTADO DA OFICINA


Sugestões de livros de literatura e motivações para leitura das obras.

5ª série


' Meninos morenos' de Ziraldo. Expor no quadro o título 'Meninos morenos' e perguntar aos alunos o que lhes sugere. A seguir, a capa do livro será apresentada, mostrando-lhes que os meninos morenos não são um grupo formado apenas por meninos nem apresentam uma só etnia.
Em seguida, haverá a leitura do resumo da obra e do primeiro e segundo parágrafos da página 6, em que esses detalhes da ilustração de capa se mostrarão importantes constituintes da história. A partir das informações recolhidas nessas fontes, sabemos também que os meninos morenos ocupam toda a América Latina, cabendo, nesse momento, o apoio de um mapa mundi, em que ficará clara a extensão territorial da 'morenice'.
Outro fator para o qual os alunos devem atentar, e que será exposto pelo professor, é a presença de ilustrações, coloridas ou não, foto, quadros, partituras musicais e, obviamente, os poemas do guatemalco Humberto Ak'abal. a interrogação que motiva essa atividade é ; " De que forma esses constituintes auxiliam na história?

8ª série
'Uma história de amor' de Carlos Heitor Cony
Uma estratégia para apresentar a história é a seguinte: ( começar pelo terceiro cpítulo) o professor coloca no quadro apenas o primeiro parágrafo que trata da chegada de Henrique, personagem principal, à nova escola. Neste momento inicial para terem acesso ao texto, os alunos deverão desenvolver a técnica do redator e da formiga. Os alunos deverão trabalhar em duplas ou, no máximo, trios,. Caberá à 'formiga' correr até onde o texto estará fixado e memorizar o máximo de palavras possíveis e após deverá relatar ao redator, que irá escrever. O jogo terminará quando todas as duplas (ou trios) tiverem concluído o texto.
Logo após, concluída essa etapa, o professor pedirá para que um aluno leia o texto em voz alta. Em seguida, os alunos farão um momento de introspecção relembrando seus primeiros dias na escola, como foi a recepção dos colegas, quais eram suas expectativas...
Para 'esquentar' ainda mais a conversa, o professor poderá ler para os educandos o seguinte trecho extraído da página quatorze do livro: " Fiquei só no banco. Alguns me olhavam, como se eu tivesse invadido um território proibido. Baixei os olhos, e só ergui quando todos haviam se acomodado'. Após a leitura, deve perguntar aos alunos qual seria a reação deles perante tal situação.
Prosseguindo a aula, o professor deverá distribuir aos alunos o terceiro capítulo na sua íntegra e após a leitura silenciosa realizar um novo diálogo, só que dessa vez o assunto a ser discutido deverá ser o amor e suas diferenças. Podemos perguntar aos alunos se eles já se apaixonaram, como é esse sentimento, se ele foi correspondido...
Com base nos comentários feitos pelos alunos, é chegada a hora de uma produção textual em prosa ou verso que terá como temática o sentimento discutido anteriormente. Pode-se também ouvir músicas relacionadas ao tema.
Concluída essa etapa, os alunos poderão ler seus textos e o professor poderá organizar uma exposição dos trabalhos desenvolvidos (cartazes ou um livro ilustrado e encadernado por exemplo).
Na sequência das atividades, apresentaremos aos alunos o quarto capítulo, que aborda a questão do preconceito, pois é nesse momento em que a pulseira de Helena some e a culpa recai sobre Henrique. Inicialmente o professor pedirá para que a turma se divida em grupos, com o máximo de quatro componentes. Em seguida será entregue ao grupo um envelope com o texto que deverá estar divididoem oito partes, portanto a atividade corresponde à montagem do texto. Assim que os alunos montarem a narrativa, o professor passará uma lâmina com o respectivo texto, para que os alunos confirmem se o montaram corretamente.
Em um segundo momento o professor entregará uma cópia ( do quarto capítulo)para cada aluno e dividirá a turma em grupos com oito componentes, sendo que cada grupo deverá encenar o texto.
No terceiro momento, professor e alunos, em círculo, realizarão um debate sobre preconceito narrado no texto lido.
No momento seguinte os alunos deverão reescrever o final da trama a partit do momento em que acusam a personagem principal, partindo do pressuposto de que a pulseira não foi encontrada e que há um culpado, pois no capítulo lido descobre-se que Henrique não era culpado e que Helena havia esquecido a pulseira no banco do automóvel.
Após concluída essa etapa os alunos poderão ler seus diferentes finais.
Por fim, o professor deverá comentar com os alunos sobre o restante do livro, aguçando-os para que realizem a leitura íntegra dele. Uma maneira interessante de despertar esse interesse seria relatar aos educandos que os textos trabalhados - o terceiro e o quarto capítulo - é apenas uma parte de uma grande carta que Henrique escreve a sua grande amada esposa Helena, relatando a vida amorosa dos dois e relembrando-a das grandes dificuldades que enfrentaram para ficarem juntos, para que assim ela possa refletir melhor sobre o que atualmentre está acontecendo. Mas o que realmente está acontecendo?
Por fim, o professor também pode sugerir aos leitores dessa obra que a propaguem pela escola, através de cartazes fixados nos corredores, com perguntas questionadoras a respeito do livro, para despertar a curiosidade de quem passa pelos corredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário