quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Relatório do 9º encontro- TP6 - Oficina 11

No dia 11 de novembro Lacioni e eu nos encontramos mais uma vez para dar continuidade aos estudos do Gestar. Neste dia estudamos o TP6, unidades 21 e 22. Lemos e refletimos sobre textos argumentativos, fizemos as atividades 3, 4 e 5 das páginas 19, 20, 21,22 e 23 respectivamente. Discutimos que "argumentar é afirmar uma posição diante de um problema e que não é possível construir uma boa argumentação com argumentos fracos, falsos ou incoerentes"(pg 54). De acordo com a página 55 "uma boa argumentação depende, primeiramente da clareza do objetivo" ( da tese a comprovar ); e depois da solidariedade entre os argumentos: todos devem conduzir para o mesmo objetivo.
Em seguida lemos o texto "Ampliando nossas referências da pg 59".
Em relação ao planejamento na produção textual vimos que um "bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção à sua autonomia. Portanto, quando modelamos ou mesmo damos exemplos para o aluno a partir de nossa experiencia pessoal, esperamos que isto sirva de alavanca para a sua criatividade, oferecendo alternativa às estratégias que já conhece" (pg 91).
Lacioni recordou que um escritor competente é aquele que sabe reconhecer diferentes tipos de texto e eleger o mais apropriado para a circunstância. Para isso ele planeja o seu discurso em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, sem desconsiderar as características específicas do gênero. Por exemplo, se o que deseja é enviar notícias a familiares, escreverá uma carta. Um escritor competente deve também ser capaz de revisar e reescrever seu próprio texto até considerá-lo satisfatório para o momento. Ter acesso à diversidade de textos escritos e de diferentes gêneros permite que o aluno conheça diferentes estruturas textuais, amplie seu vocabulário e enriqueça sua produção textual, obtendo melhor desempenho na sua competência comunicativa.
Refletimos que um texto escrito tem eficácia quando expressa o significado pretendido por quem escreve e se faz compreensível para quem lê. Mas, além da importância da produção final de um texto, mais importante ainda é o processo que leva à finalização. Como escrever envolve um desejo, a criança precisa estar afetivamente ligada com o que vai escrever. Cabe ao professor sensibilizar os alunos na apresentação das propostas para que todos se envolvam
No segundo momento Lacioni relatou a aplicação do 'Avançando na prática' da pg 54 na qual consistiu na elaboração de textos argumentativos. Esta atividade foi aplicada com os alunos da 7 série. O professor começou sua aula distribuindo cópias da fábula de Esopo " O leão e o ratinho" para exemplificar a argumentação.Para aplicar uma atividade relacionada ao assunto, Lacioni propôs aos alunos uma atividade na qual eles teriam que elaborar um texto escolhendo um dos temas da pg 54. . A avaliação foi significativa e satisfatória uma vez que os educandos se interessaram de maneira efetiva.

No terceiro momento partimos para a realização da oficina número 11 que tinha por objetivo desenvolver o fechamento do texto abaixo:




RESULTADO DA OFICINA

Então seu marido foi até o barracão da escola de samba e pediu gentilmente menos barulho pois sua mulher não estava conseguindo dormir por causa da música alta.
O pessoal da escola de samba concordou:
- Pois não, amigo, é pra já. Mas antes entre e assista um pouco o ensaio.
Ele, apaixonado por carnaval, entrou no clima e rapidamente se esqueceu do som alto e da mulher.

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