terça-feira, 27 de outubro de 2009

Relatório do 8º encontro - TP5 - Oficina 10

No dia 27/10 Lacioni e eu retomamos o estudo do TP5. Refletimos sobre coesão textual e sobre as relações lógicas no texto, a negação e os significados implícitos.
Vimos que coesão refere-se às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto. Fazendo uma analogia, podemos dizer que a coesão é a linha que costura as palavras, as frases, os parágrafos para formar um todo coeso, ou seja, um texto não é apenas um amontoado de frases soltas. As classes gramaticais que mais agem como elos ou laços coesivos são os pronomes, os advérbios, as conjunções.Também o uso de sinônimos é um recurso para unir as partes do texto. Analisamos o texto "Segredos da seda" da página 143 do TP5 e fizemos a atividade 11 da página 145/146.
Em seguida assistimos ao vídeo abaixo sobre os príncipios da textualidade:
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Demos seguimento aos trabalhos discutindo e avaliando o "Avançando na prática" e principalmente as atividades do AAA das páginas 57 e 59 na qual os resultados obtidos com essas aplicações foram positivos tendo em vista que os alunos além gostaram de fazê-las, alcançaram bons resultados.

Socializamos os estudos feitos da unidade 19 e 20 e discutimos sobre a necessidade de se compreender que é da harmonia entre os fatores que integram um texto que ganhamos a qualidade da comunicação daí faz-se necessário que trabalhemos com as marcas de coesão e as relações lógicas no texto. Vimos também que algumas palavras da língua portuguesa têm a função de estabelecer relações entre os termos de uma frase ou entre as próprias frases. Outras têm a função de nos remeter a outros elementos do texto, fazendo referência a eles. Essas palavras são denominadas elementos de coesão. O uso adequado desses elementos é que vai tornar um texto coeso. Veja alguns exemplos:
a) Embora estivesse em férias, / Luana não viajou / porque estava sem dinheiro.
b) Na biblioteca havia muitos livros de arte. / Lá, os alunos poderiam consultá-los.

No item a, temos uma frase com três orações. A função dos elementos embora e porque é relacionar as várias orações, dando à frase um sentido lógico. A conjunção "Embora" articula a primeira oração com a segunda, estabelecendo entre elas uma relação de concessão. Já o elemento "porque" articula a segunda oração com a terceira, estabelecendo entre elas uma relação de causa e efeito.

No item b, temos duas frases. A função dos elementos 'lá' e 'los', presentes na segunda frase, é relacioná-la com a primeira, através da referência a termos ali mencionados ( biblioteca e livros de arte, respectivamente).
Podemos notar que, em ambos os casos , poderíamos construir o texto sem recorrer a esses elementos de coesão. O item a, por exemplo, ficaria assim:
Luana estava em férias. Luana não viajou. Luana estava sem dinheiro.
Percebemos que assim o texto ficou pobre, repetitivo, cansativo. Os elementos de coesão ajudam a evitar as repetições desnecessárias (pois como estudamos no Tp,há repetições necessárias), tornando o texto mais rico, mais encadeado. Mas, para obter esse efeito, é preciso usá-los adequadamente.


Para realizar a oficina 10 do TP5 fizemos a análise do texto abaixo




Com relação as perguntas da proposta concluímos que:
a) o produto que está sendo anunciado é um condomínio que oferece serviço hoteleiro;
b) a relação que está sendo negada é a relação entre a máquina de lavar e sua dona , sua patroa;
c) as expressões que são usadas para marcar essa negação estão no bilhete que a máquina escreve para sua patroa.: "Tudo que é bom, um dia termina e a nossa relação chegou ao fim. Você me usou mas acabou. Adeus. Você nunca mais vai ouvir falar de mim..."
d) essa negação, essa exclusão, cria uma expectativa de algo ruim, de algo negativo, parece o fim de um relacionamento amoroso, situação triste e dolorosa.
e)percebemos o verdadeiro sentido da relação negativa quando lemos a informação no qual diz que o residencial oferece serviços, ou seja, a pessoa não mais precisará usar máquina de lavar.
f) A visualização do anúncio por ser em formato de bilhete remete a uma situação de despedida entre a dona de casa e sua máquina de lavar, tendo em vista a opção de morar em um lugar que oferece serviço hoteleiro.

Por fim, como foi sugerido, produzimos um texto publicitário fazendo uso de linguagem verbal e não verbal. Após a produção, discutimos sobre a construção das significações e seus efeitos no poder de convencimento.

RESULTADO DA OFICINA 10

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