terça-feira, 25 de agosto de 2009

Relatório do 2º encontro do TP3

No dia 25 de agosto nos encontramos novamente para dar continuidade ao estudo do TP3. Primeiramente, assistimos ao vídeo " O saber e o sabor" para motivar nossa caminhada. Lindo vídeo, um alimento para a alma dos professores.Lemos o texto da unidade 10 " Trabalhando com gêneros textuais" e distinguimos as diferenças entre gênero literário(função estética)e não-literário (função utilitária), sendo que no primeiro caso não há fidelidade com a realidade. O poeta/escritor pode inventar, fantasiar,ele RECRIA uma realidade, ou seja, ele cria o seu mundo, seus personagens e fatos. Antes dele criar,aquele mundo não existia. Há predominância de palavras no sentido figurado.Já nos textos não- literários, o escritor precisa ser fiel à realidade, precisa dizer realmente como as coisas aconteceram (senão pode passa por mentiroso). O escritor, jornalista, historiador apenas registra uma realidade que já existe. Há predominância absoluta do sentido denotativo das palavras. Assistimos ao vídeo no qual Carlos Drummond de Andrade declama o poema "José" e lemos o texto "Lavadeiras de Moçoró" para observar que o gênero literário compõem poemas e contos, em verso e prosa.
Fizemos a atividade proposta no AAA 3 da página 34(versão do aluno). Previamente preparei uma caixa contendo alguns recortes de textos no intuito de o cursista escolher aleatoriamente e conseguir adivinhar o gênero do texto.
Em seguida, Lacioni relatou como foi a aplicação das atividades. Para realizar os trabalhos do Gestar II, ele escolheu as turmas de 5ª à 8ª séries da Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, no distrito de Claraíba. O professor trabalhou com os alunos a "Seção 1" do TP3 ( páginas 15 à 24) as diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de usos linguístico, bem como atividades de identificação de gêneros textuais.
Como combinado, Lacioni aplicou o "Avançando na prática" da página 25 que consistiu em levar para os educandos diversas biografias para que eles analisassem e identificassem que tipo de informações constituem um texto biográfico.
Para exercitar a produção de gêneros textuais, o professor propôs uma atividade na qual cada educando teria que elaborar sua biografia.
O resultado da atividade proposta foi satisfatório, a compreensão e assimilação do conteúdo não apresentou dificuldade.











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