terça-feira, 25 de agosto de 2009

Momentos de estudo do GESTAR.



Relatório do 2º encontro do TP3

No dia 25 de agosto nos encontramos novamente para dar continuidade ao estudo do TP3. Primeiramente, assistimos ao vídeo " O saber e o sabor" para motivar nossa caminhada. Lindo vídeo, um alimento para a alma dos professores.Lemos o texto da unidade 10 " Trabalhando com gêneros textuais" e distinguimos as diferenças entre gênero literário(função estética)e não-literário (função utilitária), sendo que no primeiro caso não há fidelidade com a realidade. O poeta/escritor pode inventar, fantasiar,ele RECRIA uma realidade, ou seja, ele cria o seu mundo, seus personagens e fatos. Antes dele criar,aquele mundo não existia. Há predominância de palavras no sentido figurado.Já nos textos não- literários, o escritor precisa ser fiel à realidade, precisa dizer realmente como as coisas aconteceram (senão pode passa por mentiroso). O escritor, jornalista, historiador apenas registra uma realidade que já existe. Há predominância absoluta do sentido denotativo das palavras. Assistimos ao vídeo no qual Carlos Drummond de Andrade declama o poema "José" e lemos o texto "Lavadeiras de Moçoró" para observar que o gênero literário compõem poemas e contos, em verso e prosa.
Fizemos a atividade proposta no AAA 3 da página 34(versão do aluno). Previamente preparei uma caixa contendo alguns recortes de textos no intuito de o cursista escolher aleatoriamente e conseguir adivinhar o gênero do texto.
Em seguida, Lacioni relatou como foi a aplicação das atividades. Para realizar os trabalhos do Gestar II, ele escolheu as turmas de 5ª à 8ª séries da Escola de Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, no distrito de Claraíba. O professor trabalhou com os alunos a "Seção 1" do TP3 ( páginas 15 à 24) as diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de usos linguístico, bem como atividades de identificação de gêneros textuais.
Como combinado, Lacioni aplicou o "Avançando na prática" da página 25 que consistiu em levar para os educandos diversas biografias para que eles analisassem e identificassem que tipo de informações constituem um texto biográfico.
Para exercitar a produção de gêneros textuais, o professor propôs uma atividade na qual cada educando teria que elaborar sua biografia.
O resultado da atividade proposta foi satisfatório, a compreensão e assimilação do conteúdo não apresentou dificuldade.











quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Relatório do 1º encontro - Guia Geral e TP3

Quarta-feira, 12 de agosto de 2009.

Finalmente aconteceu o tão protelado 1º encontro do Gestar II em Nova Trento! Nosso município tem três professores de Língua Portuguesa na rede municipal de ensino. De última hora uma professora optou em fazer o curso pela rede estadual na qual trabalha também. O outro professor, Lacioni Wolf, ficou sendo o único cursista, porém, como ele está fazendo faculdade de Letras e nós dois trabalhamos em horários opostos e, ainda por cima, aos sábados, ele tem outro trabalho, ficou quase impossível realizarmos a formação. Mas, com o empenho da supervisora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Nova Trento, Naide Feller, enfim, conseguimos começar o curso no mês de agosto.
Bom, em primeira instância, procuramos fazer nosso trabalho ser bastante dinâmico, prático e objetivo, sempre tentando tirar o máximo de aprendizado possível.
Em nossa conversa inicial, estudamos o Guia Geral e trocamos experiências de sala de aula. Isso que é também muito bom neste curso: proporcionar encontros e momentos de troca de experiência e é isso que falta em nossas escolas, essas conversas e momentos de estudos e debates sobre bons textos relacionados à área de conhecimento.
Dando sequência, começamos a estudar o caderno TP3. Relatei a Lacioni minha própria experiência aplicada com meus alunos em sala de aula das unidades 09, 10 e 11, incluindo também as atividades do AAA3. Estudamos a unidade 09 e principalmente o texto "Ampliando nossas referências" que foi muito enriquecedor.
Ao final do encontro ficou combinado algumas atividades que Lacioni passaria para seus alunos, bem como a aplicação do " Avançando na prática" da página 25 do TP3. Foi um primeiro encontro "puxado", mas foi muito bom e proveitoso!!!