domingo, 10 de maio de 2009

O começo de tudo - Primeira etapa de formação - Gestar II

Tudo começou num final de semana chuvoso em que eu tinha que decidir sobre ir ou não ir ao 1º Encontro do Gestar II em Treze Tílias. Fui pega meio de surpresa quase nas vésperas de iniciar o curso e ainda tendo que preparar as aulas para os alunos da rede municipal e estadual para aquela semana de ausência. Sei que foram momentos de expectativa e ansiedade, mas que, ao final, junto com a imensa vontade de aprender, foi o que me fez juntar alguns pertences e documentos às pressas e ir até Treze Tílias . Me lembro bem, cheguei de madrugada, um dia após ter iniciado o curso. Mas, envolvida pelo espírito aventureiro, no bom sentido, cheguei lá e encontrei outros professores das cidades vizinhas a Nova Trento, que me explicaram tudo, bem como toda a equipe do MEC que ali se fazia presente à frente dos trabalhos. As falas feitas pelos professores, os temas ali colocados para debate, as experiências pontuadas com emoção por parte dos educadores foram muito significativas. Nós, profissionais da educação, tivemos ali um verdadeiro encontro de diversidades pedagógicas e culturais que só vieram a acrescentar às nossas práticas.
Sabemos que o curso Gestar II vem com um propósito bastante sério, colocando à frente grandes expectativas para beneficiar a qualidade do aprendizado dos alunos e ter como consequência final, uma produtividade em massa de apropriação deste leque de conhecimentos que foi oportunizado.
Para finalizar minha fala a respeito do 1º Encontro do Gestar II, acredito que foi um grande passo, um grande avanço e uma iniciativa do MEC muito positiva.